Atualmente, trabalhando com Magento2 e Docker, tive uma série de problemas para usar o Xdebug do PHP com PHPStorm "o queridinho do magenteiros" e o meu também, rsrs.
Por indicação de um amigo de longa data conheci o Valet+, que de início era mais fácil fazer rodar várias versões do PHP, entre muitas outras facilidades que ele oferece, mais pra frente faço um vídeo falando de como usar o valet, mas ele é bem simples!
Então comecei a usá-lo, mas mesmo com módulo de xdebug instalado e aparentemente funcionando o depurador da IDE sempre caia nos arquivos fora dos projetos, arquivos esses que eram do valet "server.php", e nunca direto no endpoint que eu havia marcado.
Depois de muito procurar consegui realmente configurar de uma forma que o xdebug e phpstorm conversem de forma correta caindo diretamente no breakpoint como é de se esperar. Segue abaixo os prints que tirei da minha IDE para ajudar mais pessoas a configurar.
PHPStorm > Settings Preference > PHP
Não se preocupe com mapeamento, ele será feito na hora que você ativar o xdebug a primeira vez. Selecione a versão do PHP e o Interpretador CLI
Se você não souber o caminho do seu CLI da versão do PHP que esta rodando segue abaixo como fiz o meu, como estamos usando valet então provável que seja o mesmo. Se for outra versão de php deve estar pelo menos na mesma pasta.
Agora que você já configurou o caminho do executável do PHP. Falta pouco, só desmarcar deixar sua Settings Preference > PHP > DEBUG no PHPStorm igual a minha para que ele pule os arquivos que estão fora do projeto.
Agora é só ir na sua IDE e ativar o "Debug Listener Connection" ícone de um telefone e um inseto. Isso vai fazer com que ele comece a escutar qualquer requisição feita no seu sistema ou website.
Depois disso, só abrir sua aplicação no browser e ele vai perguntar se você quer mapear os aquivos do seu projeto, aparece algo sobre escutar na porta 80, só dar o Aceitar, nem precisa mexer em mais nada. Veja abaixo.
Se você tiver algum breakpoint na aplicação ele executará o PHPStorm na tela. Assim:
Prontinho uma aplicação com Magento2 e Xdebug funcionando de verdade =)